jusbrasil.com.br
1 de Julho de 2022
    Adicione tópicos

    Nova lei do Estado de São Paulo obriga condomínios a comunicarem casos de Violência Doméstica

    Violência Doméstica em Condomínios

    Carla Baldo, Advogado
    Publicado por Carla Baldo
    há 7 meses

    A nova Lei Estadual nº 17.406, de 15 de setembro de 2021, sancionada por João Dória, entrou em vigor em 15 de novembro de 2021, obriga síndicos e responsáveis por condomínios residenciais e comerciais do Estado a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

    Os síndicos e responsáveis pelo condomínio, deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto na presente lei, orientando funcionários e incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência ou de indícios de episódios de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio.

    A comunicação deverá ser feita, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após a ciência do fato, contendo informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do possível agressor.

    Deverá ser encaminhada comunicação à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil ou ao órgão de segurança pública.

    Em caso de conhecimento prévio da existência de medida protetiva em favor da vítima, o síndico poderá proibir a entrada ou a permanência do agressor nas dependências do condomínio, devendo comunicar o fato imediatamente à autoridade policial.

    Um problema real e social que deve ser combatido, infelizmente, os dados são alarmantes, em especial durante a pandemia, em decorrência do isolamento social e a violência contra mulheres, idosos e crianças ganharam destaque nos principais periódicos do país.

    É preciso que a vítima e os vizinhos que presenciarem algum tipo de violência busquem ajuda e denunciem através dos canais disponíveis.

    Lei nº 17.406


    Informações relacionadas

    Luiz Fernando , Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Violência contra a mulher vai custar cada vez mais caro.

    Aline Salviano, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 meses

    Um estudo acerca da violência doméstica contra a mulher no contexto da pandemia de Covid-19

    Andrey Yuji, Bacharel em Direito
    Artigoshá 7 meses

    Dia Internacional da Luta contra a Violência contra a Mulher

    Herberth H R Resende, Bacharel em Direito
    Artigoshá 7 meses

    Novo Crime de Violência Psicológica contra a mulher

    Yasmin de Pinho Novo, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Violência Contra a Mulher no Âmbito Familiar Durante a Pandemia

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Se leis resolvessem ou ao menos ajudasse, o Brasil seria um paraíso, afinal, leis bem intencionadas é o que não falta né continuar lendo