jusbrasil.com.br
1 de Julho de 2022

O que fazer se um dos herdeiros não aceita vender bem imóvel?

Recebeu uma herança e um dos herdeiros não aceita a venda do imóvel? Saiba o que fazer.

Carla Baldo, Advogado
Publicado por Carla Baldo
ano passado

Muito comum este tipo de resistência, em meio ao luto os herdeiros precisam lidar com tantas burocracias, sendo assim primeiramente contrate um advogado de sua confiança.

Após a realização do inventário, você terá meios judiciais para ter o seu direito reconhecido.

Em regra, os herdeiros tem o direito de dividir a herança, porém na prática não é tão simples assim, com a discordância de apenas um dos herdeiros você terá que recorrer aos meios judiciais.

O que a lei diz:

Art. 1.322. Quando a coisa for indivisível, e os consortes não quiserem adjudicá-la a um só, indenizando os outros, será vendida e repartido o apurado, preferindo-se, na venda, em condições iguais de oferta, o condômino ao estranho, e entre os condôminos aquele que tiver na coisa benfeitorias mais valiosas, e, não as havendo, o de quinhão maior.

Cumpre esclarecer que a lei estabelece que na divisão, os herdeiros tem preferência para comprar as partes dos demais, pelo preço da avaliação.

A alienação, por sua vez, é uma forma de extinção do condomínio e é exatamente esse o nome dado à medida judicial cabível nesses casos: ação de extinção de condomínio.

Através deste meio, não havendo interesse de nenhum dos herdeiros, haverá um leilão para a venda, conforme determinado em lei.

Nos casos expressos em lei, não havendo acordo entre os interessados sobre o modo como se deve realizar a alienação do bem, o juiz, de ofício ou a requerimento dos interessados ou do depositário, mandará aliená-lo em leilão (art. 730 CPC)

Sendo assim, o imóvel será arrematado por qualquer interessado que oferecer o melhor lance, uma vez alienado o bem, o valor pago será repartido entre os condôminos na proporção dos respectivos quinhões.

Portanto, independente da resistência oferecida, o imóvel será vendido e repartido, através dos meios judiciais.

O cônjuge do falecido não quer vender imóvel de herança? Ele ficará desamparado?

Em relação a herança, existe uma exceção aplicável, quando um dos herdeiros for cônjuge do falecido, enfim ele não ficará desamparado.

O cônjuge sobrevivente tem o direito real de habitação no imóvel destinado a moradia da família, independente do regime de casamento, não podendo os demais herdeiros vende-lo ou aluga-lo a terceiros.

Enfim, no caso da discordância na venda do imóvel, o mais indicado é um acordo entre os envolvidos, porém saiba que caso não seja possível você terá meios para pleitear seus direitos, se for o seu caso procure um advogado de sua confiança.

Informações relacionadas

Natália Oliveira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quero vender um imóvel herdado, mas os outros herdeiros não concordam. Como proceder?

Fabricio Costa Garcia, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Extinção de condomínio

Gabriela Silvestre Lima Pim, Advogado
Artigoshá 7 meses

A eficácia jurídica da cessão de direitos hereditários

Henrique de Barros Bueno, Advogado
Artigoshá 2 anos

Cessão de Direitos Hereditários sobre imóvel deve respeitar preferência dos co-herdeiros

Juridieduc Conteúdo Jurídico , Advogado
Artigoshá 2 anos

A eficácia jurídica da cessão de direitos hereditários

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótimo texto, @carlabaldo, parabéns! Tenho uma dúvida, os herdeiros que não queiram comprar o imóvel, eles podem participar do leilão com o objetivo de intencionalmente comprar por um preço bem menor daquele oferecido na adjudicação? continuar lendo